É muito comum empresários de todos os portes terem muitas dúvidas sobre as mídias sociais principalmente por ser um ramo relativamente novo dentro do Marketing e por estar aliado com a tecnologia da informação, o mercado de social media encontra-se constantemente em novas mudanças, diariamente novos meios de comunicação com seu target nascem e morrem. A pesquisa “Futuro Digital em Foco Brasil 2015”, realizada pela empresa ComScore, revela que no Brasil as pessoas passam em média 650 horas por mês em mídias sociais, demostrando claramente a força desse canal principalmente no Brasil: a média de tempo que os internautas é 60% maior do que em todo o resto do planeta.

Hoje um dos grandes gigantes do mercado é, sem sombra de dúvida, o Facebook e seu leque de serviços e produtos. Líder de mercado, a rede social criada por Mark Zuckerberg em 2004 tornando-se a mídia social mais utilizada no Brasi e América Latina em 2012 alcançando a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Do lado do Facebook e comandada pelo mesmo SEO temos o Instagram, uma mídia social que em 2013 chegou a marca de 100 milhões de usuários, sendo que 75% dos brasileiros que possuem smartphone com acesso à internet possuem uma conta no aplicativo.

Se você já parou para se perguntar “Será que eu escolho o Facebook ou Instagram?” vou te dar algumas dicas. Com tantos canais e formas diferentes de divulgar a sua marca é comum um empresário focar primordialmente suas “pages no Facebook”, mas será este o melhor caminho?

Facebook ou Instagram – Comparativos

Para traçarmos uma linha comparativa de forma que facilite a compreensão das particularidades destas duas mídias sociais devemos, como sempre e qualquer análise em mídias sociais, entender o perfil e características dos consumidores dentro de cada plataforma. É muito comum o mesmo púbico alvo e até mesmo os mesmo consumidores se comportarem de formas completamente diferentes dependendo do site em que está navegando.

facebook ou instagram
Comparativo de evolução dos anos das duas mídias sociais

Como sempre o principal fator a ser analisado é o seu público alvo. Por mais que o Faceboook, Instagram, Twitter ou outra mídia social que tenha escolhido seja utilizada em larga escala ou não como a sua marca está representada nele? Vamos supor que você precise vender suplimentos alimentares e está com uma verba muito curta, depois de uma análise sobre seu público alvo percebe que eles estão muito mais frequentes no Strava (mídia social de atletistas) do que no Facebook, ou esta mídia eles estão mais propensos a comprar seu produto do que no Facebook. Muitas vezes, na verdade em quase todas as vezes, quantidade nunca refletirá necessariamente em qualidade.

Outra pergunta a ser realizada é: o que eu quero atingir com esta mídia social? Você quer construir marca, alcançar mais consumidores? Então talvez o melhor caminho para você seja o Facebook onde conseguirá atingir uma grade quantidade de usuários que naquele momento talvez não estivessem propensos a aderir ao seu produto. Lembre-se que o Instagram por ser uma plataforma essencialmente visual é de vital importância que as suas estratégias de conteúdo e marketing de conteúdo estejam essencialmente voltadas à imagem. (Lembra-se do exemplo que eu dei acima? É exatamente sobre isso).

Um dado muito importante é que o engajamento corporativo no Instagram é 10 vezes maior que no Facebook! Recentes pesquisas com a referência foi um post da Adidas que foi realizado nas duas plataformas, no Facebook da marca que contava na época com 24 milhões de curtidores a postagem obteve 78 mil visualizações; no Instagram com 9,7 milhões de seguidores obteve 130 mil visualizações. Ou seja, enquanto o Facebook possui maior alcance, o Instagram possui maior envolvimento.

 

Facebook ou Instagram – Qual escolher?

Análise de público e objetivo de marca. Estas são as principais palavras para a sua resposta, cada canal possui um objetivo diferente e contempla comportamentos diferentes que exigem uma linguagem própria para aquela mídia social para se comunicar corretamente com o seu público.

facebook ou instagramAntes de pensar de escolher entre o Facebook ou Instagram coloque no seu planejamento as principais perguntas para conseguir esta resposta caso necessite optar por apenas uma das mídias: seu público reage melhor a fotos ou textos? Seu produto pode ser divulgado apenas com o apelo visual? Este apelo visual agrega mais valor ao produto do que textos e compartilhamentos?

Darei dois exemplos de formato de negócio tratados de forma genérica, pois dependendo do seu objetivo este cenário pode mudar. De um lado temos um prestador de serviços de mecânica para carros, ele precisa provar para seu público e agregar valor da marca através de conteúdos de textos e que gerem maior engajamento, neste caso a melhor opção é o Facebook; do outro lado temos uma sorveteria que vende seus produtos em embalagens personalizadas com personagens de desenhos animados, neste modelo seu apelo é totalmente visual e se dará melhor no Instagram. Mas é claro, como cada negócio possui objetivos diferentes este cenário poderia mudar, o serviço de carro pode entrar no Instagram postando a foto de carros do seu cliente e montar um público de apaixonados pela automobilística e agregar valor a sua marca e o sorvete poderia estar no Facebook para criar eventos e grupos de degustação coletando informações de seus clientes.

Como vimos e analisamos, todo conteúdo tem que ser analisado por um especialista que poderá te dar orientações e posicionamentos de mercado dentro das mídias sociais para escolher entre o Facebook ou Instagram. E você, já conseguiu definir o perfil do seu público e identificar qual plataforma é mais indicada para sua marca estar presente? Se precisar de ajuda pode me enviar uma mensagem e vamos conversar sobre um plano de consultoria para a sua empresa.

 

Fontes