Quer ter mais resultados em seus negócios e projetos? Então, invista nas redes sociais! Para se ter uma ideia, o público brasileiro gasta cerca de 650 horas mensais nas redes sociais, quase 70% a mais que restante do planeta. É boa parte do seu tempo conectado com outras pessoas por meio das redes e comunidades sociais, seja por meio do computador ou de dispositivos móveis, mensurar estes resultados é algo extremamente importante e para isso deverá conhecer sobre o monitoramento de mídias sociais.

Há tempos as empresas notam que manter presença nestas mídias é essencial para se manterem competitivas – e se você ainda não o faz através de campanhas assertivas, deve começar a pensar mais sobre isso. Mas para investir nas redes sociais é preciso conhecer bem os recursos e a comunicação envolvida para ter bons resultados. Por isso, dizemos que o marketing digital aplicado a estes meios é uma atividade especializada, já que requer conhecimentos específicos. E mesmo que você tenha uma equipe, agência ou consultoria trabalhado em favor do seu projeto, é importante ficar atento a alguns indicadores de monitoramento importantes. Vejamos alguns deles!

Monitoramento de Mídias Sociais – Indicadores de monitoramento

1) Alcance orgânico

O alcance orgânico refere-se ao o número de seguidores que visualizam o conteúdo postado em determinada rede social. Trata-se de um alcance legítimo, sem que tenham sido feitas ações pagas, patrocinadas ou virais para atrair público. Quando o alcance orgânico é grande, pode indicar que o conteúdo está bem otimizado ou é útil ao público. Do contrário, é preciso reavaliar as estratégias de produção de conteúdo.

Monitoramento de mídias sociais2) Avaliações negativas

A reação negativa do público é um ótimo indicador para os resultados nas redes sociais e muitas vezes ignorado no monitoramento de mídias sociais. Sempre que elas surgem é importante fazer mudanças rápidas. Reavalie o conteúdo, a linguagem que utiliza – muitos projetos não têm bons resultados, pois utilizam uma linguagem massiva, o que não funciona muito bem nas redes sociais, a personificação na marca nas postagens, a frequência adequada, as táticas ineficazes de impulsionamento, se há coerência e coesão com a marca, a otimização, entre outros detalhes.

3) Alcance de seguidores

Quantos seguidores de fato você alcançou com as suas estratégias? É isso o que indica o alcance de seguidores. A fórmula é simples: engajamento, visibilidade e influência. Esta análise é feita por determinado período analisado. Observe ainda se os seguidores interagem com o conteúdo e de que forma esta interação poderia ser otimizada.

4) O que as pessoas falando sobre – sentimento do público

Número são apenas uma nuance da análise que deve ser estabelecida nas redes sociais. Além de quantidade, é preciso compreender a qualidade da interação do seu público: o que as pessoas falam sobre o conteúdo, quais são os comentários, o que as pessoas comentam, se há compartilhamentos, se seus seguidores fazem avaliações, se há indicações, etc. Isso pode lhe fornecer muitas informações interessantes para a sua tomada de decisão e para melhorar seus resultados. Por exemplo, você pode melhorar a frequência das postagens, o tempo de resposta ao público ou criar campanhas diferenciadas apenas ouvindo o que os seus seguidores.

Monitoramento de mídias sociais5) CTR cliques em seu conteúdo

CTR, ou Click Through Rate, refere-se ao retorno de cliques em relação ao total publicações. Não é uma métrica indicada apenas para as redes sociais, mas para diferentes mídias digitais. Para saber a taxa de CTR, basta dividir o número de impressões ou visualizações da página pelos totais de um link, postagem, cliques em botão, anúncio, etc. Diferentes tipos de otimizações podem ser realizados através destas informações. Um alto índice de CTR indica que há convencimento de suas ações para com seu público e indica interesse.

6) Engajamento

Este termo é bem comum em estratégias de marketing em mídias sociais e muito importante como monitoramento de mídias sociais. Trata-se da interação para com determinada marca. Este indicador mostra se o seu conteúdo postado é relevante para o público e se é otimizado. Se o engajamento anda em baixa, uma estratégia é melhorar o relacionamento com o público. Quem sabe utilizar uma mídia melhor aceita por seus seguidores, ajustar a linguagem ou dedicar esforços com o retorno (de comentários, mensagens, etc.). Cada mídia tem seus próprios recursos para desenvolver o engajamento. Likes e comentários, por exemplo, refletem muito bem o engajamento com o Facebook.

Bônus – 7) Conversões

E vale um bônus? Avalie as conversões em suas mídias sociais. Todas as suas estratégias devem ter objetivos e metas, logo, os resultados devem aparecer. Conversões têm a ver com o que se espera do público. No caso de um site de vendas, por exemplo, o índice de acessos ao site ou página de produtos e ainda mais o índice de vendas podem significar os resultados.

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