Como tudo na vida funciona melhor com planejamento – e na gestão de negócios o planejamento é a alma do sucesso – com o marketing digital não seria diferente. É preciso ter muito planejamento para que os resultados possam ser garantidos. Não dá para encarar o mundo digital com ações impulsivas e desconexas. Mas como planejar as ações de marketing digital? O que considerar neste planejamento? Estes questionamentos são muitos comuns.

 

Planejar é preciso!

O ato de planejar fez com que o homem passasse a viver em sociedade e a produzir todo o tipo de coisa, a prever riscos, contingências e aproveitar oportunidades em seu próprio benefício. Por mais que tenhamos evoluído neste sentido, na verdade o planejamento estratégico de marketing digital refere-se em atender a estas necessidades: criar um plano de ação assertivo, que traga resultados, que esteja muito bem integrado com as necessidades da empresa e de seu público, fazendo uso de recursos e estratégicas positivas para o seu negócio, prevendo os riscos e aproveitando as oportunidades encontradas durante o processo de mensuração destes resultados. O planejamento de marketing digital permite ainda otimizar os investimentos e apoiar a tomada de decisão do empreendedor.

É importante dizer que qualquer tipo de empresa precisa do marketing digital para se manter competitiva em um mercado cada vez mais acelerado e dinâmico. O planejamento é o que coloca tudo em perspectiva: as metas da empresa, a apresentação e relacionamento de seus produtos ou serviços com o público, os tipos de mídias e recursos utilizados (e-mail marketing, conteúdo de blog, links patrocinados, redes sociais, iscas, etc.), erros e contingências que devem ser enfrentados, o orçamento disponível, o tipo de análise e mensuração destas ações, as estratégias de comunicação e linguagem com o público, os profissionais envolvidos e muito mais.

Planejamento de marketing digitalO planejamento de marketing digital é o início de tudo. Com ele é possível ainda analisar o comportamento do público-alvo, saber quais as ações realizadas pela concorrência, definir propósitos e metas, prever o ROI – Retorno do Investimento, segmentar o público-alvo, etc.

Veja que o planejamento de marketing digital é algo que deve ser realizado por profissionais experientes, altamente especializados e que já fazem parte deste universo digital – que sejam high users de diferentes mídias e que consigam detectar tendências neste segmento (quando não são eles mesmos criadores de tendências). Como ocorre em outras áreas produtivas, o amadorismo não tem vez em marketing digital. É por isso que muitas vezes é necessário ao empreendedor comum, contratar uma agência de marketing digital capacitada.

 

Como fazer um planejamento de marketing digital?

Para se ter uma ideia, o especialista em marketing digital, após compreender bem o negócio de seu cliente e quais são as suas metas, segue pelo menos três etapas, como você pode conferir a seguir:

  • Pesquisa: É preciso fazer uma pesquisa aprofundada, muito parecida com a realizada em ações de marketing comum, considerando os objetivos, o cenário (concorrência, segmentação, linguagem adequada, etc.), definição do público-alvo com as suas peculiaridades.
  • Escopo do planejamento e plano de ação: Com as informações acima, cria-se o planejamento propriamente dito e o plano de ação. Para isso, é preciso definir os canais a serem utilizados e seus recursos, o conteúdo (esta parte é muito importante), o cronograma e o tipo de monitoramento.
  • Execução: É a parte de ação do planejamento. Toda execução deve ser analisada e dividida por etapas.
  • Mensuração dos resultados: Há muitas formas de mensurar os resultados e é preciso escolher as mais assertivas. Depois desta etapa, o cliente e o profissional de marketing digital têm mais condições de melhorar as suas ações futuras e implementar novas estratégias.

Muitas empresas no Brasil fecham as suas portas e o principal motivo é a falta de planejamento. O mesmo ocorre em marketing digital: não planejar estrategicamente as suas ações nos meios digitais podem levar à perda do seu investimento e não trazer resultado algum.

Outra coisa que devemos sempre considerar em termos de planejamento de marketing digital é a continuidade – fazer planejamento de curto, médio e logo prazo. O planejamento deve seguir um sentido sistêmico, uma vez que o meio digital é como um organismo dinâmico, em que diferentes ações e recursos são desencadeados paralelamente, a fim de indicar melhores resultados em menor tempo.

 

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