Esses dias recebi a dúvida de um prospect sobre as conversões de suas campanhas no AdSense  com custo médio do CPC (Custo por Clique) em torno de R$0,04, sua meta era baixar esse valor porque alguém o informou que era muito alto. Neste artigo não tratarei especificamente sobre o AdSense, mas sim sobre todos os seus investimentos e esforços em marketing digital, será que o custo que está pagando compensa os resultados que está recebendo?

 

Você tem o profissional certo?

Esta é uma das primeiras perguntas que faço para qualquer cliente novo, na maioria das vezes quando me procuram eles ouviram de algum amigo próximo que acabou de criar um e-commerce em uma plataforma pronta e receberam um artigo que geralmente são do tipo “10 dicas de seu negócio ficar em primeiro no Google”. Admiro todo e qualquer esforço de pessoas fora da área que tentam colaborar fornecendo dicas, errado é você acha que seu negócio se enquadra perfeitamente dentro destes esquemas.

 

O mercado não é genérico

Para explicar isso vou dar um exemplo rápido do próprio AdSense não adentrando em detalhes técnicos e diferenças estratégicas, mas matemática financeira simples para explicar porque seu negócio não é igual a todos os negócios. O motivo é simples: o mercado não é genérico.

seus investimentos estão rendendoVou te dar como exemplo uma empresa que vende objetos de decoração e possui campanhas bem construídas que convertem um bom púbico dentro do AdSense. Essa empresa tem uma campanha de CPC de R$0,10 e recebe em média 50 visitas convertendo uma venda de ticket médio de R$100,00. Para calcularmos a taxa de conversão dividimos a quantidade de vendas pela quantidade de visitantes:

R$100,00 (venda) / 50 visitas = R$2,00

CPC R$0,10 * 50 cliques = R$5,00

Ao perceber seus amigos conseguiam um CPC de R$0,02 a empresa resolve diminuir o custo alterando o seu grupo de palavras-chaves para atrair mais visitantes. Depois de contratar um profissional que com certeza não fez uma análise de sua audiência eles conseguem chegar em seu objetivo. Porém este novo público era muito menos qualificado e eles precisaram de 500 acessos para realizar uma venda.

R$100,00 (venda) / 500 visitas = R$0,20

CPC R$0,02 * 500 cliques = R$20,00

Logo a empresa sai de um grupo de CPC alto e uma boa conversão para cortar custos e ela acaba caindo em um quadro onde o mesmo é multiplicado por 4!

 

Mais visitas não significam mais vendas

Isso se aplica a todo modelo de negócio, independente se você é um portal de notícias (onde as métricas seriam as fidelizações de usuários) ou se você é uma loja física de sapatos personalizados, cada negócio é um negócio e não existe formula mágica do sucesso. Dicas e orientações foram feitas para te dar uma ajuda, mas não acredite nisso como uma única verdade.

seus investimentos estão rendendoNão significando em nenhum momento que um CPC alto implique em mais conversões! Mas sim que uma boa audiência impacta em um ROI (Retorno Sobre Investimento) positivo e para gerar esse tipo de análise você deverá contar com um profissional que irá te orientar, analisar cada campanha, explorar oportunidades e até mesmo cancelar sua presença no AdSense e te levar a outro canal onde terá mais conversões. Um bom profissional que entenda do assunto e que não seja um mero criador de campanhas, mas que forneça orientações e análises é fundamental para que não jogue seu dinheiro fora!

Precisa de dicas, orientações e consultorias sobre marketing digital ou social media? Entre em contato e vamos conversar sobre seu negócio 😉