O Facebook é a bola da vez em termos de vendas. Uma empresa que deseja vender pela internet não pode ignorar o poder que a plataforma tem de envolver e atrair o público, de modo muito mais direto, e transformá-lo em vendas reais. É possível vender produtos e serviços diretamente de perfis e fanpages, com grandes resultados, desde que se tenha, para isso, alguns cuidados e conhecimentos aplicados.

Imagine quantas horas os brasileiros, de uma forma geral, passam conectados à internet, e mais especificamente, às redes sociais. Você pode ter imaginado que sejam muitas horas mesmo – afinal, você também deve fazer isso. Uma consultoria recentemente afirmou que seriam 650 horas mensais e 1/3 do dia que o brasileiro gasta na internet, fazendo todo tipo de coisa – comprando, vendendo, se informando, estudando, interagindo com seus amigos e conhecidos – e também com as marcas com as quais têm contato.

E 43% da população brasileira que passa a maior parte da vida na internet e nos meios sociais. Neste cenário tem ainda a sua concorrência – que compreende a complexidade do mercado digital e já tem ações cuidadosamente ensaiadas e aplicadas para vender mais. Resta saber onde está você e a sua empresa!

Você sabia que há estratégias específicas para vender mais no Facebook? E que a plataforma possui recursos específicos para isso? Selecionei algumas dicas e táticas específicas para vender mais, que com certeza farão você fechar grandes negócios! Veja a seguir!

Afinal, o que você quer com o Facebook?

O primeiro passo é planejar as suas ações na plataforma e saber quais são as suas metas. Não se pode chegar a lugar nenhum sem saber para onde de fato se quer ir. Faça um plano estratégico de marketing digital para saber detalhes sobre o seu público, o seu produto, os concorrentes, as ferramentas que serão necessárias para implementar as suas vendas, o orçamento, os riscos, etc. – tudo em detalhes, aliado com um bom plano de ação, por etapas. Planejar é uma maneira de prever riscos e efetivar o seu investimento para aquilo que de fato vale a pena.

vender pelo FacebookPersonifique a sua marca!

Se o Facebook é uma grande comunidade de usuários, a marca seria apenas mais um usuário na plataforma. Desta forma, deve se comportar e seguir as mesmas regras e se comunicar da mesma forma que estas pessoas. Logo, a marca deve ser personificada, para fazer parte do imaginário do público e interagir com ele.

Invista para isso em relacionamento, atendimento direto aos seus clientes, interação de alta performance e comunicação assertiva. As pessoas devem se identificar com a sua marca como se ela fosse mais um usuário da comunidade – o que de fato é!

Anuncie!

Os anúncios pagos são os impulsionadores de vendas. São perfeitos para qualquer tipo de negócio, de todos os tamanhos e para qualquer tipo de orçamento. Crie anúncios bem segmentados, com conteúdo de alta qualidade, claro e objetivo, sempre com relevância, bem otimizado e sempre com call to action – oferecendo uma informação e solicitando algum tipo de ação do público. Estes elementos do anúncio perfeito servem ainda para o conteúdo comum assertivo (aquele que não é patrocinado).

Veja: se a sua empresa vende maquiagem, por exemplo, crie uma imagem atraente do produto, uma chamada clara e objetiva e solicite uma ação que leve à venda. Quer um exemplo?

Batom XX – Arrase com as cores do verão 2017! Escolha a sua cor e compre agora!

O texto informa o batom da marca XX, dá a dica para pessoa arrasar com estas novas cores e solicita que o usuário escolha a cor que melhor lhe define, indicando a oportunidade de comprar “agora”. Este é apenas um exemplo de como utilizar o call to action para otimizar ainda mais as suas vendas. Simples, não?

Veja mais: 8 dicas de como anunciar no Facebook e ter sucesso

vender pelo FacebookConteúdo de qualidade é uma arte!

Não adianta focar na propaganda massiva em uma comunidade digital como é o Facebook – isso pode até funcionar com a televisão, mas não em um contexto baseado no relacionamento e na experiência. Lembre-se que o conteúdo digital deve ter as seguintes características para efetivar as vendas pelo Facebook:

  • Deve ser útil e ter relevância para o usuário;
  • Deve conter informações claras e bem definidas;
  • Deve gerar emoções e sentimentos;
  • Deve ser coerente com o site ou e-commerce da marca;
  • Deve ser impactante e ter um alcance rápido;
  • As imagens devem ser de qualidade e ter personalização – saiba que imagens são processadas 60.000 mais rápido do que um texto, e desta forma, deve investir nelas;
  • Gerar reflexão – o formato perguntas + respostas tem ótimos resultados: “o que você mais gosta no batom XX? Compartilhe a sua opinião com a gente” ou “você sabe como é feito o batom XX? Venha conhecer o passo a passo da cor perfeita!”.
  • Utilize diferentes tipos de mídia – textos do blog, vídeos, slides, sons, etc.;
  • É preciso que todo o conteúdo seja otimizado – SEO;
  • Deve ter link para a página do produto;
  • Deve ter foco em efetivar vendas – daí a importância do call to action;
  • Utilize hashtags – elas são marcadores poderosos para as suas vendas;
  • Entre outros aspectos.

Veja que criar um conteúdo em prol das suas vendas pelo Facebook é uma arte, que requer experiência e especialização. Não dá para contar com amadorismos neste sentido.

Constância e coerência

As ações de vendas no Facebook devem ser constantes e coerentes – é por isso que trabalhamos em marketing digital com campanhas, pois fica mais fácil de sistematizar estas ações, e mais barato também. Mantenha uma certa frequência em suas postagens e anúncios patrocinados, pois uma vez que fideliza o público ou ganha seguidores, aumenta as suas chances de efetivar as suas vendas, e para isso, deve manter a proximidade com este público através da periodicidade. Publique diariamente postagens interessantes.

vender pelo FacebookDe olho no ROI

É preciso sempre mensurar o ROI – Retorno sobre Investimento. Trata-se de uma métrica dentro do marketing digital. Há recursos muito bons que possibilitam estas informações, como é o caso do Facebook Insight, do Google Analytics e do Pixel de Conversão. Avalie as suas ações e resultados para implementar novas estratégias de vendas.

Utilize o velho “boca a boca”

Sim, ele funciona e muito bem nas redes sociais. Isso porque 92% dos consumidores ao redor do mundo confiam mais nas recomendações de amigos e familiares do que em qualquer outra forma de publicidade – segundo pesquisa realizada pela Nielsen Global Trust in advertising survey 2012.

Ferramentas para Facebook

O Facebook tem uma ferramenta de marketplace – confira se vale a pena efetivá-la na fanpage do seu negócio (ela permite comprar e vender sem sair da plataforma). Além desta opção, há uma infinidade de aplicativos e softwares que podem ser instalados na sua fanpage e possibilita a compra completa dentro do próprio Facebook – com formas de pagamento, tipos de entrega e muito mais. Vale a pena conferir qual opção funciona melhor para o seu perfil.

E o mais importante: Lembre-se sempre que a estratégia de vendas nas mídias sociais, ao contrário das midias comuns, exigem além de conhecimento de marketing o pensamento tático digital que deverá ser alinhado com a construção de relacionamento a longo e médio prazo para que suas ações possam converter em resultados.

Gostou deste artigo? O que mais pode ser feito para alavancar as suas vendas pelo Facebook? Deixe um comentário!